É fundamental começar pela sensibilização das crianças, sendo o ensino do respeito pelos animais o veículo para a formação de adultos saudáveis, equilibrados, responsáveis e conscientes das necessidades dos outros, incluindo os animais. Estas ações são um fator fundamental para evoluirmos para uma sociedade mais solidária e responsável.
De acordo com as estatísticas, existem atualmente 10 cães por cada pessoa. É por isso importante sensibilizar para a importância da adoção de animais em detrimento da compra, da esterilização dos nossos animais para prevenir as ninhadas indesejadas e de animais que acabam por viver sem condições ou serem abandonados. Existindo este tipo de consciência em todos nós não seria necessária a criação de leis, com coimas e penas de prisão. Trata-se de um dever cívico de uma sociedade evoluída e é nas crianças que deve começar.
Outro ponto que consideramos fundamental abordar é a forma correta de uma criança abordar um cão, seja o cão da família ou um cão que passeia na rua, de forma a prevenir eventuais acidentes, infelizmente tão frequentes e com consequências graves. É necessário que as crianças saibam interagir corretamente com os cães e perceberem as bases da comunicação canina.
Nas ações de sensibilização trabalhamos também para desmistificar algum preconceito existente relativamente às ditas raças potencialmente perigosas, demonstrando que independentemente da raça, existem cães amigáveis e excelentes companheiros, e sensibilizar para a importância da educação dos nossos cães que, tal como as crianças, necessitam de regras e de rotinas, mas também de afeto, compreensão e respeito.